quinta-feira, janeiro 19, 2006

OUTRO VIRTUOSO -LEE RITENOUR




Lee Ritenour tem sido por muito tempo o músico perfeito... de estúdio.
Possui uma técnica inconfundível de cunho único, Ritenour apostou na maior parte da sua carreira no Smooth Jazz instrumental.
Por vezes com um sabor a “World Music” com influências (assumidas) do Brasil como confirma no novo CD “World of Brasil”, editado em 2005.
O sucesso e sorte da “ajuda” Brasileira é confirmado nas 17 nomeações para Grammy em que a única vitória foi com o disco “Arlequin”, em 1986 em colaboração com o Guru da GRP, Dave Grusin.
Apesar do Jazz com sabor a samba Sul-Americano os esforços do Guitarrista Norte-Americano começaram com influências do grande mestre Wes Montgomery.
Mas apesar da marcada influencia do grande Wes, as tendências de Lee, desde os '70s, foram sempre para o Brasil, e começaram em '77 quando conheceu Sergio Mendes
Em 1973, Ritenour transformou-se um guitarrista muito ocupado no estúdio em Los Angeles, retirando o tempo para digressões ocasionais com a sua banda e nos anos'90 com Bob James e o conjunto Fourplay.
Em 1997's gravou ao vivo em L.A., a primeira vez que os seus desempenhos ao vivo tiveram regsito em CD.
Ganhou diversos discos de ouro, teve vários destaques como nº 1 em top de guitarristas Americanos “guitarra polls” e em 1981 a prestigiosa menção de “aluno do ano" da USC.
Desde os anos 70s, a musica do “capitain fingers” foi uma presença enorme em genéricos de rádio e TV (em Portugal passou durante meses como autor do genérico do teletexto da bolsa –antes do telejornal - no inicio dos anos 90).
Em 1981, atingiu o TOP 15 com a musica "Its You," onde contou com a colaboração do vocalista Eric Tagg, que se transformou também um clássico instrumental do rádio do jazz.
E mais recentemente,a musica"Get Up Stand Up," do álbum “a twist of… Marley” atingiu o nº 1 do top da Radio & Records NAC airplay single de 2001.
Nos anos fundou o grupo “Fourplay”, um dos agrupamentos mais bem sucedidos no contemporary jazz, com o teclista Bob James, e Nathan no baixo e mason de Harvey na bateria.
O primeiro album dos “Fourplay” saiu em 1991 e ficou 33 semanas no nº 1 do top de jazz da revsita billboard,
Além a produzir suas próprias gravações, Lee Ritenour produziu projectos para artistas como Eric Marienthal, Phil Perry e Vesta
Criou a sua própria editora de música, e editou a série de discos-twist of…, tais como “Twist of… Jobim”, Twist of…. Marley.
DISCOGRAFIA:
1970-79
:First Course, Gentle Thoughts, Captain Fingers, Sugar Loaf Express, Friendship (American release), Friendship (Japanese release), Rio, Feel the Night, Collection.
1980-89:
The Best of Lee Ritenour, Rit, Rit Vol. 2, On The Line, Harlequin, Banded Together, Rit Vol. 1, Earth Run, Portrait, Festival, Color Rit.
1990-2005
Stolen Moments, Joyride, Fourplay, Wes Bound, Lee Ritenour and his Gentle Thought, Between The Sheets (Fourplay), Larry and Lee, Elixir (Fourplay), Alive in LA, A Twist of Jobim, This is Love, The Best Of Fourplay, Two Worlds, A Twist Of Marley, Rit's House, A Twist of Motown, The Very Best of Lee Ritenour and the Best of Lee Ritenour, World of Brasil.

Sem comentários: