quarta-feira, março 29, 2006

REGISTOS DE UM JAZZ-MAN PORTUGUES


Dá-se aqui noticia da existencia de mais um blogue dedicado ao Jazz.
Trata-se de registosautonomos da autoria do musico e artista plástico Português, Rui Azul.
A actitude do artista Portuense está bem patente na apresentação do blogue onde se pode ler o seguinte:
Blog activo; interactivo; expressivo; das artes, das letras, das ideias, das imagens, dos sons, do prazer, da revolta, do riso, do inconformismo, da ironia, do desespero, da emoção, de alguns, de muitos, de nós, de quem quizer, de quem sinta... diferente, impaciente, como tantos, que não alinham, que estão à margem, PORQUE PENSAM, SENTEM, DESESPERAM, FRUEM, mas... NÃO DESISTEM !!!
São palavras de grande incentivo e coragem num país como Portugal onde todos os dias fecham livrarias e lojas de discos e onde a cultura é geralmente menosprezada em detrimento da massificação do consumo de produtos banais e fúteis que apenas ajudam a passar o tempo.
É também uma lição de vida para todos os artistas Portugueses, sejam musicos, pintores, desenhadores ou escultores que baixaram os braços e puseram de parte a paixão pela sua arte.
Ninguém os pode censurar pois já dizia o filosofo "primo manjare, dopo filosofare..."
Com efeito, é surpreendente (ou talvez não) a quantidade de obras de artistas Portugueses que estão esquecidas por inercia (ou falencia) de editoras de musica, livros e filmes.
São memorias auditivas e visuais perdidas nas estrias do vinil riscado, nas masters destruídas, nas fitas bolorentas, e em folhas de papel desfeitas pelo decurso do tempo.
O progresso tecnologico encarregou-se de inventar suportes digitais que permitem voltar a vender novamento o velho produto, e preservar assim as memorias culturais.
No entanto, Portugal parece resistir a tudo isso porque para mexer nessas memorias há que ultrapassar a "teia burocrática".
Por isso, muitos artistas nunca viram as suas obras divulgadas convenientemente.
Enfim, enquanto ouver musicos Portugueses com a atitude de Rui Azul algumas coisas vão passando a apertada malha das playlists da rádio e da edição.
Bem hajas Rui Azul.

2 comentários:

Rui Azul disse...

Obrigado pela simpatia e pela força. Há poucas pessoas atentas ao que os artistas "independentes" vão produzindo, mas as que há são de qualidade e nem que mais não fosse valia pena continuar a criar para elas.
Um abraço
RA

Carlos Vilafanha disse...

Bom blog. Num país onde o Jazz não tem qualquer tipo de divulgação (excepto a rádio Europa, actualmente), um blog deste género é importante. É uma pedrada no charco.