sexta-feira, fevereiro 15, 2008

JAZZ E CINEMA PORTUGUES- UMA PEROLA EM CD





UMA VERDADEIRA PÉROLA ESQUECIDA
Este cd é uma fantastica incursão do jazz tocado por portugueses no cinema Português.
Parece uma uma ideia simples mas ninguem se lembrou disto até que foi levado à Estrada o projecto "A Jazzar", do Zé Eduardo Unit.
A ideia do CD nasceu por encomenda do Cineclube de Faro, através da sua presidente Anabela Moutinho, após dois espectáculos, respectivamente em 1999 e em 2001.
O primeiro celebrava os 25 anos do 25 de Abril em que o trio tocava temas célebres dessa ocasião histórica, e o segundo homenageava a história do Cinema Português.

E edição em CD de "A Jazzar no Cinema Português" foi um primeiro e estrondoso passo.
Daí até ser nomeado disco do ano em 2002 pelo site Jazz Portugal da responsabilidade do crítico José Duarte, e pela revista de Jazz "All Jazz" foi mais um pequeno espaço.
Para além da excelente visibilidade e recepção do disco, as suas vendas foram muito além das expectativas, esgotando a primeira edição de 2.000 exemplares, justificando uma segunda edição.
Do historial humano e musical de Zé Eduardo e na sequência do célebre concerto de 1999, surgiu a ideia de homenagear um dos mais importantes autores nacionais de todos os tempos, José Afonso, que foi simultaneamente, com as suas palavras e músicas, um dos nomes mais importantes da revolução dos cravos.
De entre todas destaca-se faixa “Cantiga da Rua” a Jazzar no Cinema Português dos anos 30 e 40 tocada com alma esta musica deve ser ouvida atentamente pelos amantes da musica.
Fazem também parte desta singular gravação temas brilhantemente tocados em formado Jazzistico como "Cantar Alentejano", "Coro da Primavera", "Traz outro amigo também", "Grândola" e "O que faz falta é avisar a malta", ganhando nova forma com arranjos muito originais, plenos de humor e magia jazzofonica.
Diz Zé Eduardo que apesar de serem instrumentais até escolheu estes temas pelas letras e não pela música, "...basicamente pelo que representam e pela força das palavras, campo onde o Zeca era um mestre...". "...é claro que a música do Zeca também faz sentido sem a poesia, mas foi graças à sua união com as palavras que o todo se tornou definitivo nesse momento histórico crucial".
Refere ainda sobre este disco que "o Cine Clube de Faro desafiou-me para pegar nestas músicas e reinventá-las ao vivo. Aceitei e reconheço que nos deu um "gozo" memorável. Toda a gente lhe dizia apos os espectaculos: «Eh, pá, vocês têm que gravar isto!!»
“Isto” era o espectáculo Canções dos Filmes de Abril, acontecido em Abril de 1999, com o Zé Eduardo Trio, e quem no-lo dizia, com tanta veemência e incontido entusiasmo, era Fernando Matos Silva. Soube-nos bem, e achámos justíssimo, que os músicos bem o mereciam. Dois anos depois, noutra comemoração de um outro dia de Abril – o 6, da nossa fundação em 1956 -, e porque o tema era cinema português, lá foi o segundo desafio ao mesmo Zé Eduardo, que com igual irreverência e mestria recria 5 outras canções de filmes portugueses, de novo com formação em trio.
É um disco imperdivel e 5 anos depois já é bastante raro de encontrar...
Como tudo o que de bom foi feito na musica em Portugal vai sendo esquecido com o tempo.

BIOGRAFIA DOS MUSICOS:
Zé Eduardo foi fundador e director do Escola de Jazz do Hot Clube de Portugal e da Orquestra de Jazz do Hot Clube antes de se mudar para Barcelona, onde viveu entre 1982 e 1995.
Foi director do Departamento de Jazz da Escola Profissional de Música de Almada e fundador da Escola de Jazz do Barreiro, além de ter leccionado em inúmeros "workshops" e todo o tipo de acções formativas.
Mas é 2002 que marca a imposição definitiva do "performer" sobre as suas outras facetas. Zé Eduardo não tem parado de tocar com o novo formato do seu Unit, em trio, com o baterista Bruno Pedroso e o saxofonista Jesus Santadreu.
Bruno Pedroso é um dos bateristas portugueses mais requisitados. Versátil e inventivo, a sua participação na concepção musical do trio não se ficou apenas pelas baquetas.
Jesus Santandreu é já um dos nomes maiores do saxofone em Espanha, não só pelas suas qualidades musicais muito acima da média, mas também pelo seu humor e espírito generoso que podem levar a música do trio a lugares insólitos. Nas palavras de Zé Eduardo, "...tenho com ele uma empatia musical e pessoal absoluta
Tudo isto resultou num dos mais fascinantes títulos do jazz português: o renascimento discográfico do Zé Eduardo Unit num projecto sobre memórias musicais no cinema nacional.

a Lista de temas, filmes e intérpretes originais do CD é a SEGUINTE:

Músicos
JESUS SANTANDREU
sax tenor
BRUNO PEDROSO
bateria
ZÉ EDUARDO
contrabaixo, piano e direcção

Cd-Audio
Produção
Anabela Moutinho, Cineclube de Faro
Estúdios
Xangrilá, Lisboa
Fábrica
Sonopress, Madrid
Data de gravação
17 e 18 Outubro de 2002
Gravação
Pedro Rego
Misturas e Masterização
Pedro Rego e Christian Schonberg
Capa e Desenhos originais
José Carlos Fernandes
Design
Gabriela Soares – Bloco d – Faro
Tradução
Cristina Firmino
Tiragem
2000 exemplares
Lançamento comercial
9 de Dezembro 2002

FAIXAS:

1. Se Eu Fosse Um Dia o Teu Olhar (Pedro Abrunhosa, letra e música*)
Adão e Eva, Joaquim Leitão, 1995 / Pedro Abrunhosa © 1997

2. Balada de Rita (Sérgio Godinho, letra e música*)
Kilas, o Mau da Fita, José Fonseca e Costa, 1980 / Sérgio Godinho © 1978

3. Barco Negro (Caco Velho/Piratini, música / David Mourão-Ferreira, letra) Les Amants du Tage, Henri Verneuil, 1955 / Amália Rodrigues © 1955

4. Grândola, Vila Morena (José Afonso, letra e música) Ano I – 1º de Maio de 1975, U. P.C. nº 1 do IPC, 1975 / José Afonso © 1971

5. Medley
Os Demónios de Alcácer-Kibir (Sérgio Godinho, letra e música*)
Os Demónios de Alcácer-Kibir, José Fonseca e Costa, 1975 / Sérgio Godinho ©1976

Eu Vi Este Povo a Lutar (Confederação) (José Mário Branco, letra e música*)
A Confederação (O Povo è que Faz a História), Luís Galvão Teles, 1977 / José Mário Branco © 1982

6. Peregrinações (Fausto, letra e música*) Acto dos Feitos da Guiné, Fernando Matos Silva, 1980 / Fausto © 1979

7. Verdes Anos (Carlos Paredes, música*) Verdes Anos, Paulo Rocha, 1963 / Carlos Paredes © 1967

8. Os Índios da Meia-Praia (José Afonso, letra e música*) Continuar a Viver ou Os Índios da Meia-Praia, António da Cunha Telles, 1976 / José Afonso © 1976

9. Cantiga da Rua (António Melo, música / João Bastos, letra*) Costa do Castelo, Arthur Duarte, 1943 / Milú © 1943

(*composto para o filme)

Nota
O tema Barco Negro, embora tendo sido utilizado num filme de produção e realização franceses, foi incluído na presente obra por nele ter participado Amália Rodrigues como actriz e fadista.

Sem comentários: