sexta-feira, janeiro 25, 2008

JAZZ E FADO - DOIS CD´S QUASE IGUAIS




"Amália revisited" reúne alguns dos projectos e artistas mais representativos da nova vaga da música em português. Ao longo de 15 temas, a homenagem leva-nos numa viagem através de sonoridades tão diversas do Fado como o hip hop, pop, blues, electrónica... Com excepção dos temas de Sam The Kid e Kandoo (Valdjiu dos Blasted Mechanism) todos os registos são novas leituras de canções popularizadas por Amália Rodrigues na sua excepcional carreira.

Sam The Kid apresenta-nos "êthos" e Kandoo (Valdjiu dos Blasted Mechanism) participa com “N’Canunhô”. As reinterpretações ficam a cargo de Bulllet (com Liana, em "Cansaço"), Cool Hipnoise ("Flor de Lua"), Fusionlab (com Kalaf em "Havemos de ir a Viana"), Ka§par & Rui Murka (com Melo D em "Vou dar de beber a dor"), João Pedro Coimbra (dos Mesa) com Ana Deus dos Três Tristes Tigres ("Medo"), Lisbon City Rockers com Margarida Pinto (Coldfinger) ("Estranha forma de vida"), Metrô ("Meu amor, meu amor"), Alex FX (com Marta Bernardes d’O Projecto É Grave em "Sabe-se lá"), Donna Maria ("Foi Deus"), Mr. Tea (com Orlanda (dos Shout), em "Barco Negro"), Maria João Branco ("Amália - Quis Deus Que Fosse o Meu Nome"), JC Loops (com Ana Laíns em "Povo Que Lavas no Rio") e Yoda (com Ana Vieira (Rodrigo Leão) em "Lágrima").
ALINHAMENTO

01. Bulllet feat. Liana - Cansaço (versão Fantástica)
02. Alex Fx feat. Marta Bernardes - Sabe-se lá
03. Cool Hipnoise - Flor de Lua (Wet Moon version)
04. Fusionlab feat. Kalaf - Havemos de ir a Viana
05. Sam The Kid - Ethos
06. Ka§par & Rui Murka feat. Melo D - Vou dar de beber a dor (Antidote version)
07. João Pedro Coimbra feat. Ana Deus - Medo (Susto)
08. Donna Maria - Foi Deus
09. Lisbon City Rockers feat. Margarida Pinto - Estranha forma de vida (R-Form)
10. Mr. Tea feat. Orlanda - Barco Negro
11. JC Loops feat. Ana Laíns - Povo Que Lavas no Rio
12. Yoda feat. Ana Vieira - Lágrima (Tears for Amália mix)
13. Maria João Branco - Amália, quis Deus que fosse o meu nome
14. Metrô - Meu amor, meu amor
15. Kandoo - N’ Canunhô


Label: Difference

Jazzmine - Lisbon
Cat.No.: DW50036CD

Format: 1 CD Digipack

A colecção Jazzmine apresenta os melhores temas de world beats, recolhidos por todo o globo. Músicas que fundem raízes com electrónica, a descobertas de novos talentos e a confirmação dos melhores valores.A colecção Jazzmine é uma viagem à volta do mundo, através das mais excitantes cidades e regiões, sob uma lente de expressão musical urbana e requintada.

As 12 etapas de Jazzmine são: Buenos Aires, Lisbon, Rio de Janeiro, London, Tibet, Milan, Andaluzia, Africa, Paris, Ibiza, Arabia e Tokyo.

Este é o Segundo volume da colecção. Lisboa, a cidade a partir da qual meio mundo foi descoberto, tornou-se uma metrópole multicultural ao longo dos seus mais de 8 séculos. A sua paisagem humana é diversa e reflecte muitas influências, desde os antigos Celtas, passando pelos Mouros conquistadores até aos países Africanos de expressão portuguesa e Brasil.

Lisboa é também uma moderna Capital Europeia, e continua a albergar novos pensamentos e pontos de vista.
Neste volume, levantamento a ponta do véu da mescla cultural que Lisboa é actualmente, onde a nova geração de artistas alia outros ritmos e ferramentas modernas à música tradicional.

Aqui podemos ouvir maioritariamente Fado com uma roupagem electrónica, mas não só. O CD Lisbon tem a fila da frente da electrónica portuguesa, a montra da sua visão contemporânea de uma das mais antigas cidades europeias.
Um retrato colorido da Lisboa do século XXI.


Tracklist:
01: Intro Gaivotas Double Mp
02: Bhigheshima Double Mp
03: Cansaço Bulllet Feat. Liana
04: Sabe-se Lá Alex Fx Feat. Marta Bernardes
05: Flor De Lua (wet Moon Version) Cool Hipnoise
06: Havemos De Ir A Viena Fusionlab Feat. Kalaf
07: Êthos Sam The Kid
08: Vou Dar De Beber À Dor Ka§par & Rui Murka Feat. Melo D
09: Barco Negro Mr. Tea Feat. Orlanda
10: Amália Maria João Branco
11: Tempo Liana
12: Estranha Forma De Vida Lisbon City Rockers Feat. Margarida
13: If You Wanna Survive Bangguru
14: Madrugada Deeper Sense

Sem comentários: