sexta-feira, junho 30, 2006

COOL JAZZ EM OEIRAS -JULHO É + JAZZ




Kanye West, Diana Krall, Gal Costa e Ive Mendes o que têm de comum ?
São Quatro dias de música no Cool Jazz em Oeiras.
E quando se pensava que Kanye West já não viria a Portugal este ano, surge a surpresa. Dia 17 de Julho, o Jardim do Marquês de Pombal em Oeiras recebe o há muito esperado rapper norte-americano.
Considerado pela revista «Time» uma das 100 pessoas mais importantes do Mundo, Kanye West alcançou dez nomeações para os Grammy com o segundo registo de originais «Late Registration».
Ao reconhecimento da indústria juntou-se o reconhecimento do público. Na primeira semana o álbum vendeu 1 milhão de cópias em todo o mundo graças a singles como «Gold Digger», onde conta com a colaboração de Jamie Foxx (na versão Ray Charles).
Para além de Kanye West, do cartaz do Cool Jazz Fest fazem ainda parte os nomes de Diana Krall (dia 18), Gal Costa (dia 22) e Ive Mendes (dia 27).
Nome incontornável do Jazz actual, Diana Krall encantou o mundo graças a um Jazz de contornos mais calmos, onde sobressai a voz da cantora, capaz de nos levar para sítios mais elevados, onde a alma encontra a perfeição.
Em “representação” da música brasileira surgem duas cantoras de duas gerações diferentes, que integram ritmos do jazz nas suas composições, Gal Costa e Ive Mendes, são fruto da simbiose perfeita entre o Jazz e o português do Brasil.
A cantora baiana, Gal Costa, conta já com uma assinalável carreira, conseguindo uma longevidade apoiada na constante capacidade de se reinventar.
O concerto no Cool Jazz Fest serve de apresentação ao novo álbum, «Hoje».Ive Mendes é o mais recente fenómeno da música brasileira, considerada por muitos como a Sade brasileira, Ive Mendes transpira sensualidade, aliando a beleza física a uma voz doce e arrebatadora.
A não perder.

MEMÓRIAS: A primeira edição do COOL JAZZ FESTIVAL, decorreu de 9 a 26 de Julho de 2004, em várias salas dos concelhos de Mafra, Sintra (Património Mundial da Unesco), Oeiras e Cascais. A escolha recaiu sobre estes locais por serem zonas emblemáticas, descontraídas, reconhecidas como locais turísticos ao nível nacional e internacional e, de certa forma, associadas à música, ao lazer e à descontracção.Em cada concelho os espaços escolhidos, históricos, bucólicos e intimistas, acolheram este Festival num ambiente único, abrilhantado com as actuações de Ravi Coltrane, Adriana Calcanhotto, Roy Ayers Camané, Ed Motta, Barbara Hendricks & the Magnus Lindgren Jazz Quartet, Jacinta e Buddy Guy.

Sem comentários: