

ForUjazz II – Avant Jazz em Lisboa
A segunda edição do ForUjazz é dedicada a sonoridades "free" e de vanguarda.
Foram três dias a "jazzar" em Lisboa com um programa que incluiu três dos mais importantes nomes do jazz europeu: Brötzmann, Sclavis e Schlippenbach.
O evento abriu com um dos mais brilhantes clarinetistas do free jazz a nível mundial: o mestre da improvisação Louis Sclavis. O músico francês apresenta-se com o violoncelista Vincent Courtois.
Depois veio o regresso do veterano Alexander von Schlippenbach, um dos mais proeminentes líderes da Europa.
O pianista alemão apresentou-se com uma formação que se dedica ao repertório do grande Thelonius Monk.
O encerramento é hoje protagonizado pelo trio liderado pelo alemão Peter Brötzmann. É conhecido pelos contorcionismos e explorações extremas do saxofone, pelo timbre distinto que consegue tirar do intrumento e por uma surpreendente capacidade de improvisação.
O cartaz fica completo hoje com as actuações, do IMI Kollektief.
O grupo multinacional, baseado em Lisboa, estreia o seu primeiro disco. O projecto, liderado pelo brasileiro Alípio Carvalho Neto, inclui uma figura de proa da nova geração de improvisadores: o contrabaixista Adam Lane.
A organização foi da Trem Azul em parceria com a Egeac e paralelamente com o Hot Clube. Brotzmann, Sclavis e Schlippenbach foram alguns dos nomes em cartaz.
21 Junho, Quarta-feira ,22:00 PETER BROTZMANN / MARINO PLIAKAS / MICHAEL WERTMUELLERPeter Brotzmann – saxofone tenor, tarogatoMarino Pliakas – baixo eléctricoMichael Wertmueller – bateria, percussão----------------------------------------------
21 Junho, Hot Clube de Portugal23:30 e 01:00 IMI KOLLEKTIEFAlípio C Neto – saxofone tenorEls Vandeweyer - vibrafoneJean-Marc Charmier – trompete e acordeonJoão Hasselberg – contrabaixoRui Gonçalves - bateria
Sem comentários:
Enviar um comentário