sexta-feira, junho 30, 2006

JAZZ E CINEMA EM PORTUGUES - BERNARDO SASSETTI



Bernardo Sassetti apresenta músicas de filmes.
Bernardo Sassetti, um dos grandes pianistas de Jazz portugueses, vai apresentar algumas das suas músicas originais de filmes no Auditório dos Paços da Cultura de S. João da Madeira.
Bernardo Sassetti é um dos grandes pianistas portugueses, que enquanto compositor tem marcado forte presença no cinema, tendo escrito a música de diversos filmes, entre os quais se contam «Maria do Mar», de Leitão de Barros, «Quaresma», de José Álvaro Morais, «A Costa dos Murmúrios», de Margarida Cardoso, e «Alice», de Marco Martins.
São excertos das bandas sonoras destes títulos de cinema que vão preencher o concerto de amanhã.
O pianista regressa assim a um palco onde se apresentou há sensivelmente um ano, então em trio (piano, contrabaixo e bateria). Agora, a proposta é diferente, com Sassetti a solo, mas espera-se o mesmo sucesso de público, com o qual desenvolveu um grande sentido de comunicação. Ao longo da sua carreira, Bernardo Sassetti tem revelado uma enorme versatilidade, destacando-se como intérprete, improvisador, compositor, arranjador e chefe de orquestra. Dedica-se regularmente à música para cinema, tendo realizado vários trabalhos nesta área, dentro e fora do país.
Além dos filmes já citados, destaca-se a sua participação em «O Talentoso Mr. Ripley». Para este projecto gravou «My Funny Valentine» com o actor Matt Damon, entre outros temas. Compôs igualmente, em parceria com o trompetista Guy Barker, uma série de temas para serem apresentados no lançamento dessa fita de Anthony Minguella em Los Angeles, Nova Iorque, Chicago, Berlim, Paris Londres e Roma. Bernardo Sassetti nasceu em Lisboa em Junho de 1970. Iniciou os seus estudos de piano clássico aos nove anos com a professora Maria Fernanda Costa e, mais tarde, com o professor António Menéres Barbosa, tendo frequentado também a Academia dos Amadores de Música. Dedicou-se ao Jazz, estudando com Zé Eduardo, Horace Parlan e Sir Roland Hanna. Em 1987, começou a sua carreira profissional, em concertos, clubes locais e em inúmeros festivais por todo o mundo.

Sem comentários: